Já mudámos a vida de muitas famílias. Agora podemos mudar a sua também.

17 de junho de 2014

10 dicas para enfrentar o calor em sua casa!



Já exclamávamos quando viria o Verão, o certo é que parece ter chegado antes mesmo da data do solstício, com temperaturas bem quentes que nos animam a alma e mente! Apesar disto as temperaturas altas podem fazer alguns estragos, nomeadamente dentro da sua casa. É que com este ar quente e seco lá fora, o calor tende a ficar "preso" dentro da sua casa, pelo que hoje decidimos dar-lhe uma ajuda preciosa: 10 dicas para combater o calor dentro da sua casa, e poder aproveitar o descanso no seu lar!

1. Faça dos lençóis bloqueadores de calor
Tente um truque do deserto. Muitas vezes o ar de dentro de casa torna-se mais quente do que o ar de fora. Quando o ar exterior é seco e menos quente do que o ar de dentro, uma ajuda preciosa poderá ser pendurar um lençol húmido numa uma janela aberta. As brisas recebidas são arrefecidas porque a água evapora.

2. Bloqueie o sol 
Durante o dia, quando não estiver em casa, feche as cortinas e persianas. Isto pode reduzir em 45% a quantidade de calor que se acumula na sua casa.

3. Cubra os seus sofás com tecidos frescos
Cubra os estofados com tecidos leves e naturais, como o algodão e cetim. Tire do quarto tapetes, cobertores, almofadas e peluches, pois eles absorvem muito calor.

4. Limpe os filtros do seu ar condicionado
Limpe os filtros do ar condicionado cerca de duas vezes por mês durante o verão. Os canais condutores quando têm fissuras podem reduzir a eficiência do sistema em até 15 por cento. Manter os aparelhos limpos evita também a concentração de ácaros, fungos, mofos e bactérias, mantendo o ar sempre puro.

5. Spray refrescante
Mantenha uma garrafa de spray no frigorífico, e quando o ar em casa ficar demasiado quente, pode dar um esguicho no ambiente. Para além de perfurmar, refresque a sua casa!

6. Ligue sempre o ventilador no banho
Ao tomar duche quente use sempre o ventilador para fazer o ar húmido quente circular e não se acumular em forma de mais calor.

7. Mantenha-se hidratado/a
A hidratação do corpo é necessária todo o ano, ainda mais em alturas que o calor é muito e a perda de água pelo corpo é superior. Os fluidos são essenciais para se manter fresco. Evite bebidas que contenham álcool, cafeína ou muito açúcar porque são elementos que contribuem para a desidratação. Pode também optar por alimentos "hidratantes" como as frutas e legumes. A melancia é o fruto com maior teor de água. 

8. Dê férias ao seu forno

Por melhor que saibam os pratos preparados no forno, o calor que este emana faz perder todo o apetite. Por isso durante o verão faça férias de cozinhar no forno, e opte pelo fogão, grelhador ou microondas. 

9. Substitua as lâmpadas
As lâmpadas fluorescentes compactas de longa duração produzem cerca de 70 por cento menos calor do que as lâmpadas incandescentes.

10. Espalhe plantas pela sua casa

As plantas são dos melhores refrescantes naturais possíveis! Mantém o ambiente fresco e ajudam a baixar a temperatura interna.


Reactions:

1 comentário:

  1. Como eu gostava que viessem a minha casa! Adoro as vossas dicas! Adoro os vossos programas! Adorava a v/ intervenção no meu quarto que tem quase 50 anos e que por mais voltas que lhe dê, já não sei o que lhe hei~de fazer...além disso, o Inverno rigoroso deu-me cabo das pinturas que tinha feiro no ano anterior e parece que me sai algodão das paredes...e a minha asma não gosta disso....Adorava dormir num quarto moderno, suave, acolhedor como só vocês sabem fazer!!!!

    ResponderEliminar