Já mudámos a vida de muitas famílias. Agora podemos mudar a sua também.

22 de dezembro de 2008

Emissão # 908 - Especial "Colégio das Descobertas""

Antes Depois

Antes Depois

Antes Depois



Com o enorme sucesso da edição Especial Crianças do ano passado, fomos à procura de novos espaços. O Colégio “Descobertas”, herdou este espaço de uma antiga embaixada, a casa é grande mas devido ás grandes necessidades dos meninos, torna-se cada vez mais pequena.

Sempre que podem, arranjam o espaço e melhoram as condições, mas com a visita do Querido, lá foram vendo que necessitavam de mais coisas. Descobrimos uma casa cheia de meninos com deficiências crónicas, muitas vezes abandonados pelas famílias.


Esta associação têm este nome à mais de 30 anos e sempre foi uma associação sem fins lucrativos, vivendo da caridade alheia e do esforço voluntário dos seus colaboradores. Não existe uma idade limite para acolhimento neste colégio, porque para quem padece de deficiências mentais, a idade Mental não é igual a idade Real.


Por esse motivo a escola divide as crianças por níveis, não de idade mas por capacidade. Um dos meninos que se encontrava no local na altura da nossa visita chama-se Gonçalo e têm na realidade 9 anos, mas devido à sua deficiência não aparenta mais do que 3 ou 4 anos de idade.


Apesar do Querido querer ajudar, não pode mudar o espaço todo, e fomos ao encontro das suas maiores faltas. Uma delas é sem dúvida um refeitório comum a todas as idades, uma vez que não têm nenhum, e tendo até ao momento de fazer as refeições nas salas onde se encontram.


Outra das grandes faltas da instituição é material adaptado, quer seja ele informático, quer seja de primeiras necessidades. Este tipo de espaços vivem muito de materiais sensoriais, e salas Snoezelen, são muito importantes.


As Salas Snoezelen, são ambientes de paz e harmonia, criados com o propósito de ganhar a confiança e a sensibilidade destas crianças. Procuram através dos sons, cheiros e luzes cativar as crianças e trazer tranquilidade. Morada: geral@sembarreira.pt, local onde se encontra este material Estes materiais são caros e de extrema necessidade, mas vamos ver o que o Querido pode fazer…


As crianças com maior mobilidade reduzida, passam a maior parte do tempo nas Cadeiras de Rodas, porque não têm sitio para se sentar, as educadoras, optam por coloca-las em colchões adaptados. Deixamos a casa, com a ideia de que neste colégio existe muita entrega por parte dos funcionários, mas que falta muita ajuda, cor e alegria.

De todas as obras que fizemos, até hoje, esta vai ser a mais difícil do ponto de vista técnico e a mais intensa do ponto de vista humano. Falamos de uma sala, uma casa de banho e um jardim de Inverno e falamos de crianças especiais com deficiências crónicas e profundas.


Pedimos a ajuda da nossa decoradora Ana Rita que transformou por completo o dia a dia destas crianças. A Ana Rita, trouxe à sala, maior conforto, segurança e mobilidade, criou um refeitório de raiz e adaptou a casa de banho.


Mas como sempre só o poderia fazer em 48 horas com a ajuda de marcas como, a EUROCAIXILHO, a Mediclinics, a Truly Nolen, a Margres, a Cadeirinha do Almeida, a Viplant, o PINGO DOCE, a SPORT ZONE, a PLATANO EDITORA, a IMAGINARIUM e a LG Electronics, que nesta época especial foram bastante generosas.


Para futuras doações : Colégio “Descobertas”
Morada: Av. Vasco da Gama nº25 Restelo 1400-002 Lisboa



Veja Este e outros Programas do Querido Mudei a Casa, na sua Sic Mulher!!!
Reactions:

0 commentários:

Enviar um comentário